PORTUGAL SOBRENATURAL

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMUNIDADE PORTUGUESA LIGADA AOS FENOMENOS PARANORMAIS E SOBRENATURAIS

REGISTE SE E PARTICIPE NA COMUNIDADE PORTUGUESA LIGADA AOS FENOMENOS PARANORMAIS E SOBRENATURAIS

Palavras-chaves

Últimos assuntos

» Mandragora Officinarum L.
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptySeg Jul 21, 2014 7:19 pm por Anormal

»  Orações à Cruz de Caravaca
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptyQua Jul 09, 2014 4:27 am por Anormal

» Noções Básicas de Psyvampirismo
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptyDom Jul 06, 2014 3:06 am por Anormal

» O Lado Sombrio do Arco-íris
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptySex Jul 04, 2014 4:18 am por Anormal

» O Lado Negro dos Signos
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptySex Jul 04, 2014 3:25 am por Anormal

» Quem me pode ajudar?
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptyQui Jul 03, 2014 7:45 pm por Anormal

» Oração a São Cipriano e Santa Justine
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptyQui Jul 03, 2014 7:43 am por Anormal

» Algumas Lendas Urbanas
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptyQui Jul 03, 2014 4:10 am por Anormal

» Robert Johnson
O Lado Sombrio do Arco-íris EmptyQui Jul 03, 2014 3:54 am por Anormal

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Votação

CONTAGEM

contador de visitas para blogspot

VISITAS DO MUNDO

RÁDIO FM

ONLINE


2 participantes

    O Lado Sombrio do Arco-íris

    Anormal
    Anormal


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 02/07/2014
    Localização : Brasil

    O Lado Sombrio do Arco-íris Empty O Lado Sombrio do Arco-íris

    Mensagem por Anormal Qui Jul 03, 2014 1:20 am

    O Lado Sombrio do Arco-íris – The Dark Side of the Rainbow ou The Dark Side of the Oz – é o nome dado ao efeito criado ao tocar o álbum conceitual do Pink Floyd; The Dark Side of the Moon de 1973, simultaneamente com o filme de 1939, O Mágico de Oz. O efeito consiste no fato de que há diversos momentos em que uma obra corresponde a outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia audiovisual. O nome do efeito, vem da combinação do título do disco The Dark Side of the Moon (O Lado Sombrio da Lua) – uma metáfora, para ilustrar os conceitos do lado negativo da mente e da vida – e da icônica canção do filme Over the Rainbow (Além do Arco-íris).

    O Lado Sombrio do Arco-íris 14o91cg

    Apesar de famoso, a origem do efeito é misteriosa, bem como as ocorrências que levaram à sua descoberta. Em 1994, fãs do Pink Floyd discutiram o fenômeno, no grupo de discussão da Usenet. Naquele ponto, já não mais se sabia de quem foi a ideia de combinar as duas obras. Desde então, passou a ser constantemente abordado pela cultura popular. Em Agosto de 1995, um jornal em Fort Wayne, Indiana; publicou o primeiro artigo na grande mídia sobre a sincronicidade. Logo após, vários fãs começaram a criar sites onde descreviam suas experiências, procurando catalogar os momentos de sincronia. O efeito ganhou mais notoriedade em Abril de 1997, quando um DJ de uma rádio de Boston, discutiu o fenômeno no ar, levando a mais uma série de artigos na mídia e um segmento no MTV News.

    Os fãs, já conseguiram compilar mais de 100 momentos de conexão entre o filme e o disco, incluindo algumas que são obtidas quando o disco é repetido para se encaixar com o excedente do filme. Por exemplo, o verso balanced on the biggest wave (balançado na maior das ondas) de Breathe é cantando enquanto Dorothy balança em cima de um muro; who knows which is which (quem sabe quem é quem) de Us and Them é cantado enquanto as bruxas boa e má se confrontam; the lunatic is on the grass (o lunático está na grama) de Brain Damage é cantado enquanto o Espantalho, cujo corpo é preenchido com grama seca, age freneticamente como um louco; e as batidas de coração ressoam, enquanto Dorothy, encosta seu ouvido no peito do Homem de Lata.

    O Lado Sombrio do Arco-íris Dark_Side_of_the_Moon

    A capa do disco, consiste em um prisma sendo atravessado por uma feixe de luz branco, que do outro lado do prisma, torna-se colorido. Esta pode ser uma referência ao fato do filme começar Preto e Branco e se tornar Colorido. Essa questão também pode ser notada metaforicamente no começo da música Money, quando Dorothy abre a porta da casa depois do tornado – The Great Gig in The Sky – e vê o mundo ao seu redor colorido. Em um especial da MTV sobre o Pink Floyd em 2002, a banda negou qualquer relação entre o disco e o filme, dizendo que na época da gravação de Dark Side, não havia tecnologia para reproduzir o filme no estúdio ao mesmo tempo que gravavam o álbum. Em 3 de Março de 2006, na conferência Canadian Music Week, em Toronto, o engenheiro de som do disco, Alan Parsons, afirmou para a plateia durante uma sessão de perguntas e respostas, de que não houve nenhum esforço de integrar o disco com o filme.

    Os membros do Pink Floyd, repetidamente insistem que o “fenômeno”, é pura coincidência. Em uma entrevista para o 25º aniversário do disco, o baterista Nick Mason, negou que o disco foi escrito intencionalmente para ser sincronizado com Oz, dizendo que: “Algum cara com muito tempo livre, teve essa ideia de combinar O Mágico de Oz com Dark Side of the Moon”. Pink Floyd, era uma banda underground ainda, quando lançou Dark Side em 1º de março de 1973. Apesar do reconhecimento da crítica, o grupo ainda não tinha atingido o grande público, até o lançamento do álbum.

    Vídeo com o suposto sincronismo entre o Filme e o Álbum:



    Fato é que, ao darmos play no LP, justamente quando o célebre leão da MGM acaba de rugir pela terceira vez na vinheta de abertura, encontramos uma série de momentos em que a junção som e imagem, dão sentido ao enigmático projeto. O álbum ao vivo P.U.L.S.E. (Editado em 1995), cujo set-list incluí Dark Side of the Moon na íntegra, traz algumas referências à sincronia. A fala masculina em Great Gig In The Sky, que originalmente dizia: “I never said I was frightened of dying” (Eu nunca disse que tinha medo de morrer), mudou para: “I never said I was frightened of Dorothy” (Eu nunca disse que tinha medo de Dorothy). A ilustração da capa – um disco imitando um globo ocular, com um sol sendo eclipsado substituindo a íris – traz escondida algumas imagens referentes ao filme, como uma ilustração de uma garota com sapatos vermelhos e a silhueta do Homem de Lata. Apesar de muitos acharem que essas referências fortalecem a teoria de que o efeito foi de fato planejado, a fala e as imagens podem ter sido ideia da Sony BMG, aproveitando o auge de euforia em torno do efeito na época, e provavelmente sem nenhum aval ou mesmo conhecimento do feito por parte de algum integrante da banda.

    Alguns exemplos das coincidências entre as duas obras:

    Audiovisual

    – A introdução Speak to Me muda para Breathe, de acordo com a mudança do nome, nos créditos iniciais.
    Breathe muda para On the Run, quando Dorothy cai do muro.
    – A cauda do cachorro Totó, se move conforme os ruídos em On the Run.
    – Quando Dorothy canta pela primeira vez no filme, ela olha para o céu, enquanto são ouvidos sons de avião na música.
    – Os sons de relógios na introdução de Time, começam a tocar, assim que Elvira Gulch aparece na bicicleta, e cessam, assim que ela desce da bicicleta.
    The Great Gig in the Sky, se inicia, assim que o tornado se aproxima, e suas mudanças de ritmo, combinam com o clima no filme.
    Money, tem início logo quando Dorothy abre a porta para o Mundo de Oz, e o filme deixa de ser Preto e Branco, e se torna Colorido.
    – As bailarinas, dançam ao ritmo de Us and Them.
    – Quando a bruxa má aparece, a música fala black, referencia à sua roupa preta.
    – Quando a bruxa má morre, escuta-se gritos, do começo da música Speak To Me - Breathe.

    Letras

    – Tia Em, aparenta dizer leave (parta) para Dorothy, ao mesmo tempo em que é dito o verso leave, but don't leave me (vá embora, mas não me deixe) em Breathe.
    Look around (olhe ao redor) – Dorothy olha ao seu redor.
    And all you touch and all you see (tudo que você toca e tudo que você vê) – Dorothy segura o braço de um do personagens.
    Dig that hole (cave o buraco) – o fazendeiro aponta para o chão.
    Balanced on the biggest wave (balançar-se na maior das ondas) – Dorothy se balança em um muro.
    Share it, fairly (compartilhe, generoso) – um Munchkin dá flores para Dorothy.
    Moved from side to side (moveram-se de um lado para o outro) – os Munchkins, correm de um lado para o outro, quando surge a Bruxa Má do Oeste.
    Black and blue (preto e azul) – quando é dito black, a bruxa é vista, com sua roupa e chapéu pretos, e quando é dito blue aparece Dorothy, com sua roupa azul.
    With… without (com… sem) – Em with, Dorothy está com Totó nos braços, e coloca-o no chão conforme é dito without.
    Home… home again (em casa… em casa novamente) – Quando Dorothy volta para casa.


    Última edição por Anormal em Ter Jul 22, 2014 8:27 pm, editado 6 vez(es)
    freddy
    freddy
    Admin


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 27/06/2014
    Idade : 52
    Localização : lisboa

    O Lado Sombrio do Arco-íris Empty Re: O Lado Sombrio do Arco-íris

    Mensagem por freddy Qui Jul 03, 2014 2:17 am

    gostei do tópico Laughing 
    Anormal
    Anormal


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 02/07/2014
    Localização : Brasil

    O Lado Sombrio do Arco-íris Empty Re: O Lado Sombrio do Arco-íris

    Mensagem por Anormal Sex Jul 04, 2014 4:18 am

    Infelizmente, boa parte da pesquisa realizada, se perdeu, quando deletei meu antigo fórum... só restou esse back-up, que eu encontrei na web.

    Conteúdo patrocinado


    O Lado Sombrio do Arco-íris Empty Re: O Lado Sombrio do Arco-íris

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 12:49 pm